segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jambo e Ruivão

Jambo e Ruivão estreou no sábado, 14 de dezembro de 1957, mostrando a improvável amizade entre um gato (Jambo) e um cachorro (Ruivão). Apesar de a série ter sido produzida em cores, suas primeiras exibições nos EUA foram em branco e preto, já que os televisores da época não tinham cores. 
O programa, intitulado "The Ruff & Reddy Show", de 30 minutos, foi inicialmente apresentado pelo ator Jimmy Blaine. Eram exibidos três episódios de Jambo e Ruivão e curta-metragens da Columbia Pictures, incluindo "The Fox and the Crow" e "Li'l Abner". Além disso, haviam apresentações teatrais a cargo de Rufus Rosa y Bobby Nicholson apresentações dos personagens Rhubarb (papagaio) e Jose (tucano). Em 1962, com a estreia da 2ª Temporada de Jambo e Ruivão, as apresentações foram feitas pelo Captain Bob Cottle e suas marionetes Jasper, Gramps e Mr. Answer. 
A Série Animada
Cada saga de Jambo e Ruivão tem 13 episódios de quatro minutos cada. Os episódios têm quatro minutos cada e a narrativa é contada como em seriados de cinema, onde cada episódio termina mostrando os protagonistas em situação crítica de risco, deixando o espectador ansioso para ver o que irá ocorrer na sequência. Neste ponto, ouve-se, por exemplo, o narrador: "Conseguirá Jambo safar-se da emboscada dos perigosos bandidos? Não percam o próximo episódio de Jambo e Ruivão". 
O episódio seguinte inicia-se com a reprise das cenas do episódio anterior para então ser mostrado o desfecho da ameaça.
Jambo é rápido e Ruivão é forte e impulsivo. Juntos, acabam se envolvendo involuntariamente em diversas aventuras, nos mais variados lugares e nos momentos menos esperados, perseguindo bandidos, desvendando mistérios, escapando ou mesmo salvando animais. Para auxiliá-los, contam com um humano baixinho, de cartola, chamado Professor Gizmo, um cientista que os ajuda através de seus inventos malucos. Gizmo foi capaz até de projetar uma nave espacial e, em mais de uma ocasião, viajou ao espaço levando Jambo e Ruivão.
A dupla luta contra vários vilões, entre eles os terríveis irmãos Matador e Mata à Dor, Scary Harry Safari (um malvado caçador de animais), Galossauro, o malvado pirata Captain Greedy e o robô do Planeta Muni-Mula. 
Com boa receptividade, a série Jambo e Ruivão abriu espaço para que a Hanna-Barbera partisse para a produção de uma segunda série: Dom Pixote (1958). Na verdade, mais que isso: o sucesso de Jambo e Ruivão abriu caminho para uma infinidade de novos personagens, que dominaram a programação infantil até meados dos anos 1990.
No Brasil, Jambo e Ruivão também teve parte de sua popularidade atribuída à dublagem. Mais uma vez, o estúdio paulistano AIC fez um trabalho de muita qualidade na primeira dublagem da série, principalmente com o dublador Roberto Barreiros, que ousou ao dublar Jambo, Ruivão e o narrador simultaneamente. A série pôde ser vista pela TV Record (anos 1970), SBT (2001) e pelo canal pago Boomerang (meados dos anos 2000).
Jambo e Ruivão teve três dublagens, sendo que a segunda foi utilizada pelo SBT e a terceira, foi feita pela empresa "The Kitchen", de Miami, exibida pelo Boomerang, mas com qualidade muito inferior à original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário