Vingadores do Espaço
Título: Vingadores do Espaço (Maguma Taishi/1966-67/Jap/Cor)
Gênero: Tokusatsu/Aventura
Produtora: / Kamuima Productions
Gênero: Tokusatsu/Aventura
Produtora: / Kamuima Productions
Criação: Osamu Tezuka
Elenco: Tetsuya Uozumi (Goldar), Shigeko Mise (Silvar), Hideki Ninomiya (Gam), Toshio Egi (Mikko), Masami Okada (Tom Mura), Tohru Ohira (Rodak), Yuan Shimizu (Metusen)
Formato: 52 episódios de 27 minutos de duração em 1 temporada
Dublagem: Cine Castro/RJ e SP
Distribuição no Brasil: Teleshow
Exibição: Fuji TV (Japão), TV Tupi (Brasil), TV Record (Brasil), TV Bandeirantes (Brasil)
Elenco: Tetsuya Uozumi (Goldar), Shigeko Mise (Silvar), Hideki Ninomiya (Gam), Toshio Egi (Mikko), Masami Okada (Tom Mura), Tohru Ohira (Rodak), Yuan Shimizu (Metusen)
Formato: 52 episódios de 27 minutos de duração em 1 temporada
Dublagem: Cine Castro/RJ e SP
Distribuição no Brasil: Teleshow
Exibição: Fuji TV (Japão), TV Tupi (Brasil), TV Record (Brasil), TV Bandeirantes (Brasil)
O Início
A série Vingadores do Espaço nasceu a partir de uma história em quadrinhos de autoria de Osamu Tezuka, considerado o gênio do mangá. Ela foi publicada em três volumes, entre maio de 1965 e agosto de 1967, como suplemento da revista japonesa Shonen Gahosha Magazine, sob o título de “Ambassador Magma”.
Dias depois do lançamento, o cartunista e fundador da produtora japonesa P-Productions, Tomio Sagisu, procurou a empresa Mushi Productions, de Tezuka, e sugeriu que os personagens dos quadrinhos protagonizassem uma série televisiva.
Tezuka, que já havia planejado uma versão animada da série, aceitou a parceria, mesmo que o argumento apresentado por Sagisu não fosse fiel ao original. A nova produção acabou caracterizando-se por uma continuação do mangá.
A estreia da série aconteceu em 4 de julho de 1966, pela Fuji Television, com o título de Maguma Taishi (Embaixador Magma). Foi exibida no Japão até 25 de setembro de 1967, somando 52 episódios e ficando marcada como a primeira série em cores da tevê japonesa. Seis dias depois, a mesma Fuji TV estrearia Ultraman(Tsuburaya Productions), também em cores.
Para estrear na tevê americana, em 1972, a dublagem americana rebatizou a série para The Space Giants (Os Gigantes Espaciais) e seus personagens tiveram seus nomes adaptados para o público daquele país. Mas somente em 1978, a série foi exibida com maior frequência e fez maior sucesso nos EUA.
A Série
No primeiro episódio, o terrível vilão da série, conhecido no Brasil por Rodak e por Goa (morcego em japonês), quer conquistar a Terra. Assim, como já visto em outras séries tokusatsu, ele quer começar o domínio planetário pelo Japão e envia um cometa para cair sobre a cidade. Um homem misterioso, a serviço de Rodak, faz um telefonema para Tom Mura, um repórter de jornal que vive com sua esposa Tomoko e com o filho Mikko. O garoto atende à ligação e é avisado que Rodak quer um encontro com a família às 6 da manhã do dia seguinte. O repórter acredita que é apenas um trote e ignora. Mas, na manhã seguinte, a família Mura se vê transportada para o passado, sobre uma balsa. Um dinossauro ameaçador surge, mas é destruído por Rodak, a fim de que os humanos tenham noção de seu poder.
Rodak quer que o repórter informe ao Mundo sobre seu poder, que acabaram de testemunhar, e de suas intenções de dominar o planeta. Após, libera os humanos de volta ao presente, mas não percebe que Mikko tira uma foto sua. Tom Mura, mesmo sob ameaças, não se abalou e não queria realizar o pedido do terrível Rodak. Até que vê esperanças ao ouvir o estrondo de um motor a jato e observar o pouso de um enorme foguete, que em seguida se transforma em um robô dourado, com cabelos longos, antenas e 20 metros de altura. O gigante se apresenta como Goldar (Embaixador Magma no original), um amigo que está a serviço da justiça terrestre. Goldar solicita a foto de Rodak a Mikko, que, assustado, se recusa. Mas a câmera voa de suas mãos e para na palma da mão do gigante do espaço, que justifica que deve mostrar a foto ao seu criador, Metusen, um velho cientista do espaço sideral. Este é o começo de uma grande amizade entre o grande robô dourado com a família Mura – em especial com o jovem estudante – e de uma série de aventuras que viverão juntos.
Goldar vive no Monte Olimpo com sua esposa-robô Silvar e com Metusen, ambos de tamanho humano. O velho cientista é natural do planeta ZFS e tem como objetivo proteger planetas de malfeitores.
A família Mura torna-se amiga de Silvar e Goldar e sensibiliza-se pelo fato deles desejarem um filho, algo que acabou sendo materializado pelo ancião Metusen, que realiza uma espécie de clonagem de Mikko e cria Gam, o menino-foguete. Ambos vestem um colete de lã vermelho e camisa branca, mas Gam possui um capacete com antenas que emitem raios gama, além, claro, a possibilidade de se transformar em foguete. A criação de Gam pode ser vista no segundo episódio.
O ancião cria também um apito em forma de um pequeno foguete, que é entregue a Mikko. Ele deve ser utilizado para acionar o trio de heróis e avisá-los de quando e onde Rodak está atacando. Se Mikko apitar uma vez, virá a seu encontro Gam; duas vezes, Silvar; e três vezes o próprio Goldar. Aquele que é requisitado se transforma em foguete e entra em ação.
A característica marcante dos três robôs é que podem transformar-se em foguetes e possuem grandes antenas que emitem raios Gama. Goldar, o mais poderoso, tem ainda a capacidade de disparar mísseis através de uma abertura em seu tórax, habilidade muito útil para explodir os monstros enviados por Rodak, o grande vilão da série. O gigante não mede esforços para derrotar as criaturas do vilão, que esbraveja a cada derrota.
Rodak é uma figura sinistra e feia. É uma espécie de morcego espacial que conta com diversos monstros para os ataques. Sua pele é muito curiosa, pois parece feita à base de purpurina prateada.
No último episódio da série, Rodak tem sua útlima chance de conquistar a Terra ao enviar seu monstro mais poderoso: Kyono. O vilão arma um plano e consegue fazer com que Mikko atraísse Goldar para perto de sua nave, que está equipada com ondas eletrônicas especiais. Com isso, ele provoca uma pane no sistema de navegação e faz com que Goldar fique perdido e vagando pelo espaço. Enquanto isso, Gam resgata Mikko e sai da nave.
Mas Silvar, Gam e Metusen encontram Goldar sem combustível e ajudam-no a localizar o planeta Hanada, onde Goldar poderia reabastecer e retornar a Terra. Ao voltar, Goldar enfrenta o terrível Kyono, que agora está incorporado por Rodak para associar sua força com a inteligência do vilão. Mesmo assim, Goldar consegue destrui-lo e Rodak, por tabela, também morrem já que fazia parte do mesmo corpo que o monstro.
Por fim, Goldar, Silvar e Gam se despedem dos amigos terrestres e voltam com Metusen para seu planeta, esperando ter a oportunidade de se reencontrarem no futuro.
Bastidores
Além do pouco tempo de prazo para produzir a série, o orçamento foi muito baixo e os recursos técnicos da época não ajudaram muito. Tudo isso forçou os produtores a tomar medidas diferentes. Uma delas, por exemplo, foi de focar nos personagens de diferentes ângulos, para assim compensar a falta de efeitos especiais. Outra saída foi de estender uma história em quatro episódios, o que significa uma economia de monstros, com o surgimento de um novo a cada cinco episódios.
Os 52 episódios de Vingadores do Espaço contaram também com inúmeras maquetes de cidades feitas simplesmente de isopor, bonequinhos e foguetinhos presos por linhas, além das tradicionais fantasias de látex (no caso de Goldar e suas roupas pareciam ser feitas de espuma).
O design do personagem principal da série não foi o mais avançado. Goldar é o único que realmente tem o aspecto mecânico, enquanto seu filho Gam é apenas um garoto com um capacete e sua mulher, Silvar, é alinhada apenas com um terno prata.
Mas, mesmo assim, as aventuras foram diferentes e empolgantes, principalmente nos primeiros episódios, cujo tema central é a amizade e a vivência entre os robôs.
Durante a gravação do piloto da série, ocorreram muitas dificuldades para deixar o rosto do ator Tetsuya Uozumi (Goldar) com aparência dourada. Com isso, Uozumi passou a usar uma máscara dourada com feições humanas, a partir do primeiro episódio.
O ator Tohru Ohira, que praticamente criou a figura do dublador no Japão, além de dublar o vilão Rodak, também vestiu a roupa do personagem.
Anime
Em 1993, a família de foguetes ganhou uma série em animação (anime) chamada Maguma Taishi, produzida pela Bandai Visual, Tezuka Productions y PLEX. A direção foi de Hideito Ueda, mas durou apenas 13 episódios.
No Brasil
Em nosso país, Vingadores do Espaço alcançou grande sucesso, graças a uma grande campanha de marketing para televisores a cores. A TV Tupi foi a responsável pela estreia da série no Brasil, em 1973, no Programa do Capitão Aza, ao lado de Super Robin Hood, O Jovem Sansão, Ben, o Urso Amigo, Tarô Kid, Anjo do Espaço, Homem-Aranha, entre outros. A série reestreou pela TV Record, já no fim dos anos 70, e a última reprise aconteceu na metade dos anos 80, pela TV Bandeirantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário