quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cidades do Rio Grande do Sul "Uruguaiana"




Brasão

As duas espadas de ouro, situadas no primeiro quadrado, simbolizam a criação da cidade na época da Guerra Farroupilha. Seguindo, os medalhões significam a rendição na cidade. No terceiro, há uma corrente partida, significando a libertação dos escravos, 4 anos antes da lei Áurea. E, enfim, 3 ondas de prata, em homenagem ao Mar del Plata.



Uruguaiana é um município brasileiro, situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina e Uruguai. Juntamente com o município de Barra do Quaraí, são os únicos municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina e Uruguai. Fisicamente está localizada na microrregião denominada Campanha Ocidental, mesorregião Sudoeste Rio-Grandense. Sua sede está localizada 66 metros ao nível do mar . A cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada equidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção; bem como a importância na produção agropecuária nacional, ostentando a liderança na produção de arroz.
Ficheiro:Uruguaiana-bandeira.jpg


Uruguaiana faz fronteira com a República Argentina e é muito próxima do Paraguai, tendo as capitais Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e Porto Alegre equidistantes, sendo ponto estratégico militar e econômico para o Mercosul.Localizado no extremo Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, a 29º 46' 55" de latitude Sul e 57º 02' 18" de longitude Oeste, na fronteira com a Argentina, com área urbana de 45,3 Km2, com 270 km de ruas.
Uruguaiana é a maior cidade da região oeste do estado,sua zona urbana   ocupa uma área total de 45,3 km² e está dividida em 36 bairros.
A área urbana de Uruguaiana é ligada à cidade argentina "Paso de los Libres".

Uruguaiana teve sua área urbana projetada e sua localização estrategicamente escolhida, isto no século XIX, sendo que as fronteiras precisavam de vigilância constante e demonstrassem uma imponência cultural perante aos países vizinhos.
Por esse motivo, todas as quadras das zonas centrais uruguaianenses possuem 110 metros de lado, e todas as outras medidas são padronizadas, sob uma planície estupenda, a beira do rio Uruguai. Também, graças a esse planejamento, calçadas e ruas uruguaianenses são amplas e espaçosas, tornando-se um diferencial de Uruguaiana em comparação às outras cidades brasileiras.
Em consequência de tudo isso, a trafegabilidade em Uruguaiana é bastante simplificada, sendo raro encontrar no interior da área urbana ruas sem saída ou de formato não-retilíneo, congestionamentos, sendo que as opções de se trafegar pela cidade são esparsas.
Uruguaiana foi a primeira cidade brasileira com essa característica de planejamento.

O limite se encontra exatamente no meio da Ponte Internacional, que possui dois nomes - "Getúlio Vargas" na metade brasileira e "Agustín Justo" na metade argentina.
Até meados dos anos 1990, Uruguaiana fazia fronteira com a cidade uruguaia Bella Unión, através do distrito da Barra do Quaraí. Com a emancipação do distrito, em 1995, findou-se essa característica uruguaianense. Ainda assim, o município faz divisa com terras da República Oriental do Uruguai ao sul, sendo um dos poucos municípios brasileiros com tríplice fronteira.

Estima-se que se tenha no município 25.083 economias prediais e 6.044 terrenos não ocupados, com 25 habitantes por hectare.Uruguaiana, ao longo do tempo tornou-se referência em educação no Estado. A cidade é sede da 10ª Coordenadoria Regional de Educação a qual representa a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul na região.
Uruguaiana possui a maior infra-estrutura de saúde da região da fronteira-oeste, contando ao total(2005) com 49 estabelecimentos de saúde, sendo 3 hospitais/estabelecimentos conveniados ao SUS,ao nascer, o cidadão uruguaianense tem a expectativa de vida (2000) de 70,22 anos.
 Por ser uma região de fronteira muito próxima aos 5 principais países da América do Sul, as forças armadas brasileiras também estão presentes na cidade com o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada, 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Quartel General do Comando da 2ª Brigada da Cavalaria Mecanizada, 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, 2º Pelotão de Polícia do Exército, Esquadrão de Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Hospital da Guarnição de Uruguaiana, Delegacia Fluvial de Uruguaiana,  entre outros.Em Uruguaiana é possível captar-se livremente canais de rádios e televisivas da cidade vizinha de Paso de los Libres, aumentando o número de estações na cidade.Assim como serviços televisionados de distribuição gratuita, Uruguaiana dispõe de serviços de televisionamento pago de TV a cabo, através da operadora NET, SKY e OiTV, com inúmeros canais, bem como serviços de pay-per-view e demais serviços de telefonia e internet banda larga. Com este serviço e através destas operadoras, existem canais com programação de atividades e eventos locais, criando ao telespectador uruguaianense programações locais de entretenimento e educação.A cidade de Uruguaiana está bem servida de transportes, sendo em Uruguaiana o início da BR-290 que a liga até Osório, passando por Porto Alegre e demais cidades importantes do estado.
Cruza pela cidade a estrada BR-472 que liga Uruguaiana até Frederico Westphalen, ligando também cidades desde Barra do Quaraí (limite com o Uruguai), bem como São Borja e Itaqui, onde, através desta rodovia torna-se o caminho mais rápido até o centro de país.Uruguaiana também é servida por ferrovias importantes, todas elas com ligação à ponte internacional rodo-ferroviária sobre o Rio Uruguai. Sob o comando da ALL (América Latina Logística), fortes investimentos foram realizados na última década, onde esta operadora concluiu nos últimos anos o Terminal Modal de Uruguaiana, com operação Travel Lift, moderno equipamento de transbordo de contêineres e produtos siderúrgicos avaliado em torno de R$ 1,4 milhão e especialmente desenvolvido para o porto seco ferroviário de Uruguaiana.
Tendo em Uruguaiana o único terminal ferroviário da América Latina com as aduanas de Brasil e Argentina integradas, este terminal alavanca as exportações brasileiras, com cargas que passam por ele e seguem para Argentina, Paraguai e Chile. Somente em 2006, o terminal movimentou 1,2 milhão de toneladas - cerca de 95 mil toneladas por mês.


Ficheiro:Let 410 at Uruguaiana Airport - Brazil.JPG


A cidade também possui o Aeroporto Internacional Rubem Berta, inaugurado em 1945, possui 1.500 metros de pista pavimentada e sinalizada, o qual possui vôos diários, sob as coordenadas latitude: -29º 46' 53" S / longitude: -57º 2' 16" W, possuindo um destacamento de controle aéreo, sob o comando do CINDACTA II.
Este aeroporto serve anualmente cerca de 3 mil passageiros (capacidade de 100 mil), movimentando 42 toneladas de carga, atuando com mais de 1.400 aeronaves.
Este é o maior aeroporto do interior do estado do Rio Grande do Sul.

Religião

Boa parte da população do município se declara católica. A cidade é sede da Diocese de Uruguaiana, localiza-se na cidade a Mitra Diocesana, responsável pela organização e administração da igreja nas cidades da diocese, além do bispado, a residência oficial do bispo. Uruguaiana possui quatro paróquias: A Catedral de Sant'Ana, em frente a Praça Barão do Rio Branco no centro, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Rua Vasco Alves em frente a Ponte Internacional, que possui estilo gótico, possui uma imagem da padroeira esculpida em Portugal pelo escultor José Ferreira Thedin e levada para Uruguaiana através do rio Uruguai, e a Paróquia São Miguel Arcanjo no bairro de mesmo nome, a Paróquia São João Batista em bairro também de mesmo nome.
Nas últimas décadas houve um considerável aumento do número de protestantes na cidade, principalmente do ramo pentecostal, destacando-se a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Batista, entre outras.

Arte e história

A arte e história da cidade além de suas ruas e monumentos, ficam também armazenadas em um centro cultural de preservação, denominado Centro Cultural Pedro Marini, ou Museu Municipal. O prédio foi construído em 1913, com material importado da Itália, sendo o primeiro prédio da cidade com elevador e calefação interna. Construído por Baldomiro Barbará, em 1930 foi vendido ao exército brasileiro e atualmente através de um comodato, funciona no local o centro de cultura, contando com museus, bibliotecas e oficinas de arte.Uruguaiana também orgulha-se de ter o melhor carnaval de rua do Rio Grande do Sul considerado por alguns especialistas como o 3° melhor do Brasil. Neste evento, na avenida Presidente Vargas, onde é realizado o desfile das escolas, local mais conhecido como passarela do samba, é possível encontrar celebridades de outros carnavais do País, entre eles Neguinho da Beija-Flor, Valéria Valenssa, Nana Gouvêa, Ana Paula Evangelista, Wantuir, Vander Pires, entre outros. 
O Carnaval tornou-se sucesso por acontecer fora de época, ocorrendo em março de cada ano, ao contrário de fevereiro, como ocorre nas demais cidades do país, entrando em conflito com a Igreja Católica que prega nesta época o tempo de Quaresma que deveria ser respeitado por toda a sociedade. O carnaval de Uruguaiana tem como escolas mais tradicionais a Unidos da Cova da Onça, a detentora da maior torcida, Os Rouxinóis, a maior vencedora e a escola mais antiga entre as da atualidade e a Unidos da Ilha do Marduque, escola que representa o bairro Mascarenhas de Morais, um dos principais e mais populares bairros da cidade.

Poesia

Uruguaiana é berço de grandes poetas: Alceu Wamosy, Luiz de Miranda , Sidney Campodonico Filho, autor de Miras do Sentimento e Ubirajara Raffo Constant, autor do poema Retorno Bravo, um dos mais aclamados poemas sobre o amor ao Rio Grande.



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário